As águas superficiais são aquelas que estão na superfície do planeta. Isso é produzido pelo escoamento gerado pela chuva ou pelo afloramento das águas subterrâneas. Eles podem ocorrer de forma rápida, como no caso de córregos, rios e córregos, ou silenciosos se forem lagos, reservatórios, reservatórios, lagoas, zonas húmidas, estuários, oceanos e mares.

Para fins regulatórios, a água superficial é geralmente definida como qualquer água aberta à atmosfera e sujeita ao escoamento superficial. Uma vez produzida, as águas superficiais seguem o caminho que oferece a menor resistência. Uma série de córregos, córregos, córregos e rios carregam água de áreas inclinadas para um curso de água principal.

Uma área de drenagem é muitas vezes referida como uma bacia de drenagem ou bacia hidrográfica.

A qualidade da água é fortemente influenciada pelo ponto da bacia em que é desviado para seu uso. A qualidade dos córregos, rios e córregos varia de acordo com os fluxos sazonais e pode mudar significativamente devido à precipitação e derrames acidentais. Os lagos, reservatórios, reservatórios e lagoas têm, em geral, menos sedimento do que os rios, porém eles estão sujeitos a maiores impactos do ponto de vista da atividade microbiológica. Ainda corpos de água, como lagos e reservatórios, envelhecem em um período relativamente grande como resultado de processos naturais. Este processo de envelhecimento é influenciado pela atividade microbiológica que está diretamente relacionada aos níveis de nutrientes no corpo de água e pode ser acelerada pela atividade humana. (in Wikipedia)