O Laboratório da LQA-Ambiente, localizado em instalações próprias, está dotado com os meios técnicos e humanos adequados para a realização de análises microbiológicas, físico-químicas, organolépticas e ecotoxicológicas. Desde a fundação, houve sempre na empresa preocupação com a qualidade dos resultados das medições e ensaios que desenvolve em campo e no Laboratório, que é continuamente controlada e melhorada.

Operando em concordância com os princípios das “Good Laboratory Practices”, mantém procedimentos para a garantia da qualidade dos resultados das medições e ensaios segundo o referencial de gestão da NP EN ISO/IEC 17025, que incidem em aspectos como:

  • Ambiente de trabalho – controlo das condições ambientais em que se efectuam as medições e análises de campo, do ambiente de trabalho laboratorial, e das condições em que se processam a amostragem e transporte de amostras;
  • Organização e Pessoal – definição de responsabilidades e aquisição de competências mediante treino, qualificação para novas actividades e requalificação periódica para actividades de rotina
  • Equipamentos – manutenção, calibração e verificação periódicas dos equipamentos
  • Informação de referência e produzida – Contrôlo da documentação externa e interna e de registos

 

O Laboratório da LQA-Ambiente encontra-se acreditado pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação), sob o referencial NP EN ISO/IEC 17025, com o certificado nº L0365, no domínio dos Laboratórios de Ensaio. O âmbito da sua acreditação actual cobre tanto a amostragem e transporte de águas e ar ambiente, como a realização de medições e ensaios sobre os seguintes produtos: águas (de consumo, de piscina, de processo, minerais naturais e de nascente, naturais, residuais, e biofilmes associados a águas), de ar ambiente, de resíduos sólidos e de solos, sendo também reconhecido pela ERSAR para o contrôlo da qualidade de águas de consumo.

Tem uma acreditação cujo âmbito tem descrição flexível intermédia para a maioria dos parâmetros acreditados, que admite que o Laboratório implemente novas versões ou edições de documentos normativos de forma independente do IPAC. Por este motivo o anexo técnico ao certificado de acreditação da LQA não menciona as edições da maioria dos documentos de referência. Esta informação, que poderá ser obtida através da lista de ensaios sob acreditação flexível intermédia disponível neste site, é sempre mencionada na identificação dos métodos analíticos que acompanham cada resultado nos Boletins Analíticos.

O leque abrangente de intervenção da empresa e o crescimento do seu mercado, justifica a constante expansão do âmbito desta acreditação, tanto em termos de procedimentos acreditados, como de produtos a que se aplicam.